O termo drywall refere-se a um sistema de construção a seco, por utilizar água em pouca ou nenhuma quantidade. A chapa ou placa de drywall é um conjunto composto por um núcleo de gesso e aditivos, revestido com papel cartão nas duas faces. Esse sistema é resistente mecanicamente e quando associado a componentes como a fibra de vidro e a lã mineral apresentam ótimo desempenho termoacústico. Para a construção de paredes e forros, as chapas de drywall são estruturadas por perfis de aço galvanizado, que sustentam as placas pela fixação feita por parafusos.
Amplamente utilizado nos Estados Unidos e Europa, o sistema de construção a seco ainda está firmando os seus passos no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Drywall, pode-se dizer que esse segmento de mercado nasceu efetivamente entre 1995 e 1997, quando os principais fabricantes europeus desses sistemas se instalaram por aqui. A partir de então, houve a ascensão dessa tecnologia na preferência de quem projeta e constrói, e o consumo das placas de drywall se manteve crescente.
O Drywall está crescendo no mercado brasileiro e isso não é à toa. A vantagens proporcionadas pelo sistema, principalmente no que diz respeito a rapidez da construção têm colaborado para isto.
Entre as vantagens, destacam-se:
Entretanto, assim como todos os outros materiais de construção, o drywall também apresenta desvantagens:
Atualmente, existem três tipos de drywall, com diferentes funções:
Devido à sua versatilidade, a parede em drywall pode ser utilizada em qualquer ambiente da casa, bastando apenas utilizar a chapa correta. Para salas, quartos, corredores ou divisórias internas de ambientes, por exemplo, pode ser usada a branca. Em certas paredes da cozinha, como aquelas próximas a fogões, fornos e cooktops, o ideal é utilizar a rosa, devido à sua resistência ao fogo. O mesmo vale para áreas de lareira e churrasqueira. Já em banheiros, lavabos, lavanderias e áreas de serviço, é recomendada a verde, por ela resistir à umidade. Além disso, essa tecnologia também pode ser utilizada em forros e para confeccionar nichos ou prateleiras.
Pronto! Agora você já sabe o que é o Drywall e as principais características desse sistema.
Interessado em construir? Entre em contato conosco e solicite um orçamento.